segunda-feira, 29 de setembro de 2008

VAREJO

O conceito de Praça, que faz parte dos estudos mercadológicos das empresa, refere-se a como os produtos estarão a disposição de seus consumidores afim de satisfazê-los. E dentro desse estudo de Praça, que é uma tradução literal da palavra Place, enquadra-se o varejo e suas características como ponto fundamental de venda aos consumidores.
O conceito de varejo pode ser apresentado da seguinte forma pela American Marketing Association:

“unidade de negócios que compra mercadorias de fabricantes, atacadistas e outros distribuidores e vende diretamente a consumidores finais e, eventualmente, a outros consumidores.” (COBRA, Marketing Básico, página 549)

Dessa especificação, conclui-se que o varejo é vender aos clientes os produtos fabricados por si ou por outros, constituindo-se em um elo entre os consumidores-finais e as indústrias, e por conseqüência, uma loja do varejo é qualquer empreendimento comercial cujo faturamento provenha principalmente da venda de pequenos lotes no varejo (KOTLER, 2006).
E por ser um intermediário, o varejo é um serviço com benefícios mútuos a si, aos fabricantes e aos consumidores. Para os fabricantes, o varejo é um modo eficiente de colocar a disposição seus produtos ao mercado consumidor e um parceiro confiável por relacionar-se efetivamente e diretamente com os consumidores. A última característica apresenta o varejo como uma importante fonte de pesquisa às indústrias, pois passa informações concretas dos hábitos de consumo dos consumidores, tais como: marcas que vendem mais, sazonalidade de produtos, preços dos concorrentes, tendências de mercado.
Em relação aos compradores, a independência de relacionamento exclusivos com quaisquer tipo de indústria e fornecedores trás cada vez mais linhas de produtos e marcas a sua disposição no ato da compra. Isso reflete que atualmente o consumidor escolhe os produtos que o varejo oferta, e não mais o varejo pelos produtos que nele eram ofertados (MACEDO, 1993).
Já para o próprio varejo, o seu benefício espelha-se nos benefícios dos produtores e consumidores. Como o varejo é uma empresa com objetivos mercadológicos específicos, cabe a essa empresa utilizar dos melhores atributos do marketing mix para criar valor e posicionar-se perante seus clientes, atraindo assim a atenção deles para seguirem efetuando suas compras nesta loja de varejo. Outros serviços como parcelamento em cartões de créditos, pagamento de outras contas, facilidades para encontrar os produtos e respectivas informações relativas a esse produto, melhor localização, promoção de vendas que favoreçam os clientes em acordo com os fabricantes e outras ações específicas que estejam neste planejamento de marketing.
Mais um ponto que, em termos favorece e desfavorece o varejo é a atenção com seu estoque. Como vende praticamente produtos de necessidade imediatas a clientes, principalmente produtos perecíveis, o giro de estoque deve ter atenção redobrada. Dessa forma o cliente ganha em virtude de promoções pelo fato desses não terem sido vendidos até o momento certo e o varejo pode buscar mais acesso a de clientes a sua loja.

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